Todas as comunicações em uma rede têm uma origem e são enviadas para um destino, e as informações emitidas em uma rede são chamadas de dados ou pacote de dados (dependendo da camada). Se um computador desejar enviar dados para outro computador, os dados devem primeiro ser "empacotados" através de um processo chamado encapsulamento.
O encapsulamento empacota as informações de protocolo necessárias antes de passar pela rede. Assim, à medida que o pacote de dados desce ou sobe pelas camadas do modelo OSI, ele recebe cabeçalhos e outras informações.
Uma vez que o dado é enviado da origem, ele viaja através da camada de aplicação para baixo através das outras camadas. O empacotamento e o fluxo dos dados que são trocados passam por alterações à medida que as redes executam seus serviços.
Podemos pensar com o seguinte exemplo:
1 -Quando um usuário envia uma mensagem de correio eletrônico, os seus caracteres alfanuméricos são convertidos em dados que podem trafegar nas redes e trabalhados no modelo OSI.
2 - Os dados são empacotados para transporte nas redes. Usando segmentos, a função de transporte assegura que os hosts da mensagem em ambas as extremidades do sistema de correio eletrônico possam comunicar-se com segurança.
3 - Os dados são colocados em um pacote ou datagrama que contém um cabeçalho de rede com endereços lógicos (IP´s) de origem e destino. Esses endereços ajudam os dispositivos da rede a enviar os pacotes através da rede por um caminho escolhido (roteamento).
4 - Cada dispositivo da rede deve colocar o pacote dentro de um quadro. O quadro permite a conexão com o próximo dispositivo da rede diretamente conectado do link. Cada dispositivo no caminho de rede escolhido requer enquadramento em seqüência para conectar-se ao dispositivo seguinte.
5- O quadro deve ser convertido em um padrão de 1s e 0s (bits) para transmissão no meio (cabo UTP, coaxial, etc), o processo dos +5/-5. E segue até o destino.
De forma resumida, esse é o processo de encapsulamento, onde as camadas do modelo OSI tratam suas PDU´s de forma única, e o processo se "conclui".
A Importância do TCP/IP
Muitos povos não podem saber o que TCP/IP é nem o que seu efeito é no Internet. O fato não é, sem TCP/IP lá seria nenhum Internet. E é por causa das forças armadas americanas que o Internet existe.
Durante os dias da guerra fria, o departamento da defesa estava interessado em tornar-se os meios de uma comunicação eletrônica que poderiam sobreviver um ataque podendo se redistribuir em torno de toda a seção falhada da rede.
Começaram um projeto de pesquisa projetado conectar muitas redes diferentes, e muitos tipos diferentes de ferragem dos vários vendedores. Era assim o nascimento do Internet (sorta). Na realidade, foram forçados para conectar tipos diferentes de ferragem dos vários vendedores porque as filiais diferentes da ferragem diferente usada militar. Alguma IBM usada, quando outros usaram Unisys ou DEC.
Os TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol) eram os protocolos que desenvolveram. O primeiro Internet era um sucesso porque entregou alguns serviços básicos que todos necessitou: transferência de lima, correio eletrônico, e remote login para nomear alguns. Um usuário poderia também usar o?internet? através de um número muito grande de sistemas do cliente e do usuário.
Como com outros protocolos de comunicações, TCP/IP é composto das camadas. Cada camada tem-no deve possuir a responsabilidade:
O IP é responsável para mover dados do computador para o computador. O IP envía cada pacote baseado em um endereço de destino four-byte (o IP Number). Passagens dos usos do IP a ajudar mover dados do?a do ponto? ao?b do ponto?. As passagens adiantadas eram responsáveis para encontrar rotas para que o IP siga.
O TCP é responsável para assegurar a entrega correta dos dados do computador ao computador. Porque os dados podem ser perdidos na rede, o TCP adiciona a sustentação para detectar erros ou dados perdidos e para provocar o retransmission até que os dados estejam recebidos corretamente e completamente.
WebGrafia: