segunda-feira, 30 de abril de 2012

AULA 30.04.2012


1. Qual a diferença entre um endereço IP estático e dinâmico?

Endereço de IP estático é um IP que não se altera, excepto quando é alterado manualmente. IP dinâmico é um IP de um rede, ou seja, que está constantemente a ser alterado.
2. O que significa a sigla DNS?

DNS quer dizer Domain Name System que em português é
Sistema de Nomes de Domínios.

3. Qual a função do DNS?

O DNS tem como função descobrir qual o IP que está relacionado com o site que nós pretendemos visitar e direcciona-nos para o site.

4. O nome de um domínio e lido da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita? Justifique a sua resposta, explicando o esquema de funcionamento deste tipo de leitura.

O nome de um domínio é lido da direita para a esquerda.

IP do site > www > Servidor DNS responsável pelo site > TLD > ccTLD > Raíz

5. Qual a diferença entre os servidores do tipo TLD e ccTLD?

Servidores do tipo TLD são servidores a nível mundial enquanto os servidores ccTLD são servidores com o prefixo de um país.

6. Explique por que razão foi desenvolvido um novo tipo de endereços IP, o IPv6?

A razão pela qual foi desenvolvido um novo tipo de endereço IP, o IPv6 foi porque o IPv4 apesar de ter disponível 4.294.967.296 de possibilidades para endereços IP, tende a ser cada vez mais limitado, uma vez que o uso de endereços IP tem aumentado. Por isso, um novo tipo de endereço IP foi desenvolvido e está a ser aprimorada: o IPv6.

7. O IPv4 usa um tipo de endereço de 32bits. E o IPv6?

O IPv6 usa um tipo de endereço de 128 bits.

8. O IPv6 já esta implementado? Se já, indique em quais sistemas operativos.

Sim, no Windows Vista, Mac OS X e as distribuições mais actuais do Linux e Windows.

9. Qual a função do DHCP?

O DHCP  permite que todos os computadores da rede recebam as suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem ser necessário configurar os endereços manualmente.

10. Explique de uma forma muito resumido o funcionamento básico de um sistema DHCP.

Quando um computador se conecta a uma rede, ele geralmente não sabe quem é o servidor DHCP e, então, envia uma solicitação à rede para que o servidor DHCP "veja" que uma máquina-cliente está querendo fazer parte da rede e, portanto, deverá receber os parâmetros necessários. O servidor DHCP responde informando os dados cabíveis, principalmente um número IP livre até então. Caso o cliente aceite, esse número ficará indisponível a outros computadores que se conectarem à rede, já que um endereço IP só pode ser utilizado por uma única máquina por vez.


Webgrafia: http://www.infowester.com/dhcp.php (só exerc. 10)










Nenhum comentário:

Postar um comentário